1 Tessalonicenses 5:23

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23

quinta-feira, 15 de março de 2012

Martinho Lutero


"Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno"

Martinho Lutero foi o principal Precursor da Reforma Protestante na Europa, nascido na Alemanha no ano de 1483 e fez parte da ordem agostiniana. Em 1507, ele foi ordenado padre. Ao estudar o Novo Testamento para a preparação de suas aulas, convenceu-se de que os cristãos são salvos não pelos próprios esforços e méritos, mas pelo dom da graça de Deus, porém, devido as suas ideias no qual pregava a salvação pela Fé, sendo para o Clero doutrina desafiadora Lutero foi excomungado pela igreja.
Dando inicio a Reforma protestante onde a ideia central e a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a Salvação é dada Em Cristo’’ unicamente pela graça e misericórdia de Deus, aceita ‘somente pela Fé’. Um pensamento simples, mas que é descrito na Bíblia em uma carta do Apostolo Paulo a Efésios:

Porque pela Graça sois SALVOS, por meio da FÉ; e isto não Vem de vós, É dom de DEUS. Não vem de Obras para que ninguém se glorie. ’’ Efésios 2:8-9

Ao estudar o novo testamento, Lutero pode perceber que para ter o perdão e Salvação de Deus não era preciso alguém se autopunir – se, nem ter boas obras, nem se quer pagar valor nenhum para ter um lugar ao lado de Deus; bastava tão somente arrepender-se de seus pecados e Principalmente ter Fé em Deus. Com essa descoberta ele elaborou entorno de 95 teses que falavam da salvação por meio da pregação do evangelho de Cristo, pensando ele que a igreja precisa de uma nova avaliação sobre as vendas de indulgências. Mas essas ideias defendidas por Lutero o levaram a condenação a seus ensinamentos e em sua excomunhão pelo papa Leão X.  A partir dessa condenação Lutero hospedou-se no  castelo de Wartburg, onde Lutero iniciou a tradução do Novo Testamento do original grego para o alemão, o que propiciou importante contribuição para que as pessoas pudessem ter acesso ao novo testamento antes somente estudado por integrantes da igreja. Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Mesmo sendo perseguido pelo clero, Lutero manteve suas convicções. Suas ideias atingiram rapidamente o povo contribuindo para uma nova confissão de Fé em Cristo por sua misericórdia e graça de salvação.

‘’ Mas agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegas-te perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em Ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo Paz. ’ Efésio 2:13-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário